Pela 3ª vez, Grêmio inicia defesa do título da Libertadores. Relembre as estreias em 84 e 96

Desde a Libertadores de 2000, o campeão do ano anterior é obrigado a disputar a fase de grupos. Até 1987, o detentor do título ingressava na semifinal, disputada em dois triangulares. De 1988 a 1999, já na era de mata-matas, o campeão entrava direto nas oitavas.

A Libertadores 2018 será a primeira em que o Grêmio, como campeão, terá que disputar a fase de grupos. Em 1984, na Libertadores seguinte ao 1º título, o Tricolor estreou já no triangular semifinal, que tinha, ainda, Universidad Los Andes, da Venezuela, e Flamengo.

No dia 26 de junho de 1984, o Grêmio, treinado por Carlos Froner, estreou goleando o Flamengo, de Zagallo, no Olímpico: 5×1. Osvaldo fez 1×0 para o Tricolor e Tita empatou. Ainda no 1º tempo, Caio e Osvaldo ampliaram para 3×1. Na 2ª etapa, Renato Portaluppi e Tarciso fecharam o placar.

O Grêmio ainda precisaria de um jogo extra com o Flamengo para chegar à final com o Independiente, que acabou ficando com a taça.

O time, naquela goleada de 5×1: João Marcos, Raul, Baidek, Hugo de León e Paulo César Magalhães; China, Luis Carlos e Osvaldo; Tarciso, Renato, (Gílson) e Caio (Guilherme Macuglia).

Em 1996, o Grêmio iniciava a defesa do título, mais uma vez, contra um carioca. No Maracanã, pela rodada de ida das oitavas-de-final, empate em 1×1. Jamir, de falta, fez 1×0 para o Botafogo. Jardel, de cabeça, deixou tudo igual.

O Grêmio venceu por 2×0, em Porto Alegre, e se classificou para pegar o Corinthians. Após passar, também, pelos paulistas, o Tricolor foi eliminado pelo América de Cali, na semifinal.

O time de Felipão, naquele empate com o Botafogo, em 1º de maio de 1996: Danrlei, Arce, Luciano, Adílson e Roger; Dinho, João Antônio (Rodrigo Gasolina), Aílton e Carlos Miguel; Paulo Nunes (Zé Alcino) e Jardel.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

CamisetasGozadas.com.br

Curta a página RISOBOL

Curta a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

E-book de humor, grátis!

Deixe uma resposta