Veja como está a disputa das vagas gaúchas para a Copa do Brasil 2019

O Avenida surpreendeu e eliminou o Caxias do Campeonato Gaúcho. Classificado às semifinais, o clube de Santa Cruz se aproxima das primeiras competições nacionais de sua história. A vaga para a Série D 2019 poderá vir já nesta quinta-feira (22/03): basta o São Luiz ser eliminado pelo Brasil de Pelotas. Depois, poderá vir a vaga para a Copa do Brasil.

O Rio Grande do Sul tem, no mínimo, 4 vagas para a Copa do Brasil. Uma sempre é preenchida pela “copinha” do segundo semestre – o último a conseguir foi o Aimoré. Outras 3 são para os 3 primeiros colocados do Gauchão.

Em 2018, o RS classificou 6 equipes:

1. GRÊMIO – Participante da Libertadores. Entra nas oitavas.
2. NOVO HAMBURGO – Campeão gaúcho.
3. INTER – Vice-campeão gaúcho.
4. CAXIAS – 3º colocado no Gauchão.
5. AIMORÉ – Vice-campeão da copinha (o campeão São José escolheu a Série D).
6. JUVENTUDE – Um dos 10 classificados pelo Ranking da CBF.

Na prática, a dupla Gre-Nal não tem como ficar de fora: quem não se classificar para a Libertadores, entra pelo Ranking – na edição 2018, o Grêmio é 3º, o Inter é 10º. No entanto, a dupla ocupa, sim, vaga se chegar entre os 3 primeiros. Exemplo: se Grêmio ou Inter eliminarem o Avenida na semifinal, o time de Santa Cruz não está garantido na Copa do Brasil: precisa ter pontos suficientes, somando todas as fases, para chegar em 3º.

O artigo 14º do Regulamento do Campeonato Gaúcho, que trata da classificação final, explica que os pontos de todas as fases são somados sendo que 1º e 2º colocados são os finalistas e, necessariamente, 3º e 4º são os eliminados na semifinal.

Depois de Caxias 2×2 Avenida e antes dos 3 jogos restantes da rodada de volta das quartas-de-final do Gauchão, estas são as pontuações dos times que ainda estão na disputa:

BRASIL – 22 pontos
VERANÓPOLIS – 20 pontos
GRÊMIO – 19 pontos
INTER – 18 pontos
SÃO JOSÉ – 17 pontos, 5 vitórias
AVENIDA – 17 pontos, 3 vitórias
SÃO LUIZ – 15 pontos

Na semifinal, o Avenida enfrenta o classificado do Gre-Nal. O vencedor de Brasil x São Luiz (1º jogo, em Ijuí, 1×1) pega o classificado de São José x Veranópolis (1º jogo, na Serra, 1×1). Pela pontuação atual, o Avenida entra na semifinal com a pior situação, a não ser que o São Luiz se classifique com empate diante do Brasil, indo a 16 pontos.

O Caxias despediu-se do Gauchão com 22 pontos, 5 a mais que o Avenida, e não vai jogar a Copa do Brasil 2019, a não ser que dispute a copinha do segundo semestre e fature a vaga por lá. Há tempos, o Caxias não joga essa competição.

Imagem: Facebook Oficial Esporte Clube Avenida

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para saber mais)

Ouça o FODCAST e seja um seguidor do perfil no Soundcloud

Curta a página RISOBOL

Curta a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta