Aberração à vista: clube sem série pode entrar direto nas oitavas da Copa do Brasil 2019

Foram disputados, nesta semana – 11 e 12/04 –, os jogos de volta das semifinais da Copa Verde, torneio regional da CBF que reúne equipes dos 7 estados do Norte, 3 do Centro-Oeste – goianos não participam – e do Espírito Santo.

Numa semifinal, o Paysandu, integrante da Série B nacional, eliminou o Manaus. Na outra, o Atlético Itapemirim, do Espírito Santo, superou o Luverdense, que disputou a B até o ano passado. O campeão da Copa Verde entrará diretamente nas oitavas-de-final da Copa do Brasil do ano que vem, como já ocorreu com o Paysandu (2017) e vai acontecer com o Luverdense este ano.

Essa classificação automática às oitavas da Copa do Brasil é uma compensação da CBF à perda de duas vagas do Brasil na Copa Sul-Americana, desde a edição 2017. Os campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste foram realocados, então, para as oitavas da Copa do Brasil, que passou a contar, também, com o campeão da Série B nacional para que as contas do diagrama da competição fechassem.

O Atlético Itapemirim, campeão capixaba de 2017, disputará a Série D do Brasileiro em 2018, mas ainda não obteve vaga para a mesma competição em 2019. A não ser que a consiga via Copa Espírito Santo, no 2º semestre, ou que suba para a Série C nacional, o clube poderá ser um time FORA DE SÉRIE a ingressar direto entre os 16 melhores da Copa do Brasil do ano que vem.

No atual formato da Copa do Brasil, são nada menos que 11 os pré-classificados às oitavas, incluindo os participantes da Libertadores. Outras 80 equipes precisam disputar 4 fases – 6 jogos no total – até sobrarem 5 clubes, que entram nas oitavas. Em 2018, essas etapas preliminares contam, por exemplo, com 3 campeões de Libertadores, São Paulo, Internacional e Atlético Mineiro, além de campeões brasileiros como Atlético Paranaense, Coritiba, Fluminense, Botafogo e Sport. Os 4 últimos já ficaram pelo caminho.

O Atlético Itapemirim fez apenas 1 jogo na Copa do Brasil 2017. Foi eliminado, em casa, pelo Remo, que disputa a Série C.

 

 

CamisetasGozadas.com.br

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta