Dez constatações sobre a nova pesquisa de torcidas do Ibope

A Revista Época divulgou, nesta sexta-feira (11/05), os números da pesquisa mais recente do Ibope Repucom sobre as maiores torcidas do Brasil. O trabalho é do repórter Rodrigo Capelo. A pesquisa foi feita em 6.006 domícilios, entre junho e agosto de 2017, e ouviu pessoas acima dos 16 anos de idade que demonstram algum interesse por futebol. Você pode conferir os números com detalhes nos links ao final deste post.

Baseado nos números do Ibope, divulgados por Época, confira 10 constatações deste blog:

1. Na estimativa do Ibope, o Flamengo tem cerca de 4,7 milhões de torcedores a mais que o Corinthians, o 2º colocado. Somada a opção “2º time” – os torcedores também responderam qual o 2º clube de sua preferência –, o Fla teria quase 6 milhões de torcedores a mais.

2. As 5 maiores torcidas seguem sendo às dos clubes que recebem mais verba da TV para transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco.

3. Em 7º na pesquisa do Ibope, o Grêmio é o clube com maior torcida fora das equipes do eixo Rio-São Paulo, seguido por Cruzeiro, Atlético Mineiro e Internacional.

4. Pegando apenas a opção “1º time” (de preferência), 17 clubes possuem mais de 1 milhão de torcedores. Somando a opção “2º time” (simpatizantes), são 19.

5. A Chapecoense possui, na estimativa do Ibope, menos de 400 mil torcedores no Brasil, mas é o 2º time de 1,2 milhões, o que, na soma, a coloca com mais torcida, por exemplo, que o Atlético Paranaense.

6. Na opção “1º time” (de preferência), o Fluminense, possui a 11ª maior torcida do Brasil, mas, somando com a opção “2º time”, é superado por Botafogo e Bahia.

7. Na opção “1º time”, o Sport tem a maior torcida dentre os clubes do Nordeste, com mais torcedores, inclusive, que Botafogo e Fluminense. Na soma com o “2º time”, perde, na região, para o Bahia.

8. Das 20 maiores torcidas do Brasil, 18 são de clubes da Série ‘A’. Os únicos “penetras” são Paysandu, da Série ‘B’, e Santa Cruz, da Série ‘C’.

9. Integrante da Série ‘A’, o América Mineiro aparece como 1º time para apenas 27 mil torcedores. O Paraná Clube, que também está na elite do Brasileirão, não aparece sequer entre os 35 clubes de maior torcida, perdendo, no próprio estado, para o Londrina.

10. Na soma das opções sobre 1º e 2º time, o Brasil de Pelotas aparece em 24º lugar, à frente de clubes com muito mais tradição nacional como Coritiba e Ponte Preta.

LINKS – As maiores torcidas do Brasil – Ibope Repucom / Revista Época

>> Parte 1

>> Parte 2 

 

 

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para saber mais)

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta