Grêmio x Cerro, Palmeiras x Boca e Fla x River podem se repetir nas oitavas da Libertadores

A Libertadores evoluiu, sendo disputada em ano inteiro e tendo sorteio para definição dos confrontos das oitavas-de-final, desde 2017. No entanto, algumas bizarrices seguem em regulamento. Uma das maiores: clubes que se enfrentaram duas vezes na fase de grupos continuam com a possibilidade de jogaram de novo entre si na etapa seguinte.

A Liga dos Campeões da Europa, competição que foi utilizada como modelo pela Conmebol para a aplicação das mudanças, direciona o sorteio das oitavas-de-final de duas maneiras:

1) Clubes de mesmo país não podem se enfrentar.
2) Clubes fizeram parte da mesma chave, na fase de grupos, também não podem se enfrentar.

O Regulamento da Copa Conmebol Libertadores 2018, em seu Artigo 23 (página 28 do documento), não prevê nenhum nenhum desses direcionamentos. O primeiro colocado de cada uma das 8 chaves vai para um pote. O segundo colocado de cada grupo, para outro. Assim, duelos como Grêmio x Cerro Porteño, Flamengo x River Plate e Palmeiras x Boca Juniors, que já aconteceram nesta Libertadores, podem voltar a ocorrer já nas oitavas. As 6 equipes já garantiram classificação.

No caso de Flamengo e River, seriam 3 jogos seguidos entre os 2 clubes na Libertadores, pois eles ainda irão se enfrentar na quarta-feira (23/05), na Argentina, para definir o primeiro colocado do grupo 4.

Até a Libertadores 2016, a posição na classificação geral da fase de grupos determinava os confrontos das oitavas, sem necessidade de sorteio. E também não havia o impedimento de clubes da mesma chave se enfrentarem no mata-mata seguinte, o que ocorreu algumas vezes e que poderia ter sido evitado com as mudanças para a edição 2017.

Outra diferença em relação à Liga dos Campeões, no sistema de disputa, é que, na competição europeia, há novo sorteio de confrontos para as quartas e as semifinais. Na Libertadores, o sorteio ao final da fase de grupos já determina o caminho até a final.

O sorteio das oitavas da Libertadores está previsto para Junho, ainda em data a ser definida. Assim como em 2017, não há a obrigatoriedade de duas equipes do mesmo país se enfrentarem na semifinal, a menos que o sorteio assim determine.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Arquivo

 

 

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para acessar a página do Facebook)

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta