Após 3 anos, Inter deverá ter vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil

Vice-líder do Brasileirão, com 61 pontos, faltando 6 rodadas, o Internacional tem pontuação suficiente para garantir vaga, no mínimo, entre os 2 clubes brasileiros que disputarão a Pré-Libertadores em 2019. Matematicamente, a classificação já estará assegurada em caso de vitória sobre o Ceará, na próxima rodada.

Independentemente de vaga direta à fase de grupos ou, então, à Pré-Libertadores, a participação na competição sul-americana garante ao clube a estreia apenas nas oitavas-de-final da Copa do Brasil do ano que vem. Caso um clube brasileiro não vença a Copa Sul-Americana 2018, até um sétimo lugar no Brasileirão dará este direito.

Desde 2013, quando os participantes da Libertadores voltaram a disputar a Copa do Brasil, eles tiveram sua entrada garantida a partir das oitavas. De 2017 para cá, a Copa do Brasil passou a prever, em regulamento, 11 pré-classificados à chamada quinta fase: os campeões das Copas Verde e do Nordeste, além de 7 a 9 classificados à Libertadores.

Se forem 8 os representantes brasileiros na Libertadores, entra nas oitavas da Copa do Brasil o campeão da Série ‘B’ do Brasileiro. Se forem 7, entra, ainda, o sétimo colocado do Brasileirão. O Brasil tem 7 vagas fixas na Libertadores (duas às fases preliminares) e pode ter, ainda, os campeões da Libertadores – não mais em 2018 – e da Sul-Americana.

O Inter já disputou duas vezes a Copa do Brasil entrando direto nas oitavas-de-final. A primeira foi em 2015, ano da mais recente participação do clube na Libertadores. O Colorado passou pelo Ituano nas oitavas, vencendo os 2 jogos: 2×0 no Beira-Rio e 2×1 em Itu. Nas quartas, foi superado pelo Palmeiras: 1×1 em Porto Alegre, 3×2 para o Verdão em São Paulo.

Em 2016, o Inter não jogou a Libertadores, mas entrou nas oitavas da Copa do Brasil mesmo assim. Como o Brasil não teve clube campeão da Libertadores nem da Sul-Americana, a CBF designou que o quinto colocado do Brasileirão ficaria com uma das 6 vagas diretas. Quinto da Série ‘A’ 2015, o Colorado eliminou o Fortaleza nas oitavas da Copa do Brasil 2016. Nas quartas, passou pelo Santos. Acabaria eliminado pelo Atlético Mineiro na semifinal.

Dos 11 pré-classificados às oitavas da Copa do Brasil 2019, quatro são conhecidos: Cruzeiro, atual campeão; Palmeiras, classificado à Libertadores; Paysandu, campeão da Copa Verde; e Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste.

Os 11 pré-classificados irão estrear na Copa do Brasil apenas em maio de 2019 enquanto os demais 80 participantes precisarão disputar 4 fases (6 jogos), a partir do começo de fevereiro.

Em 2018, o Inter não disputou as oitavas da Copa do Brasil. Após eliminar Boavista/RJ, Remo e Cianorte, foi superado pelo Vitória na quarta fase. Em 2017, havia parado justamente nas oitavas, diante do Palmeiras, após ter eliminado Princesa do Solimões/AM, Oeste/SP, Sampaio Corrêa e Corinthians.

>> Curta a página de FAZENDO NÚMERO no Facebook!

Em 2017, Inter eliminou o Corinthians para chegar às oitavas-de-final da Copa do Brasil. Foto: Ricardo Duarte/ SC Internacional/Arquivo

 

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para acessar a página do Facebook)

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta