Pela sexta vez em 7 anos, Grêmio deverá entrar direto nas oitavas da Copa do Brasil

A 6 rodadas do término do Campeonato Brasileiro, o Grêmio está virtualmente garantido na Libertadores 2019. Quinto colocado, com 55 pontos, o Tricolor possui 9 pontos de vantagem sobre o Santos, o primeiro time fora do G-6.

O Grêmio ainda tenta ficar entre os 4 primeiros do Brasileirão, o que lhe garantiria vaga direta à fase de grupos da próxima Libertadores. Porém, mesmo que tiver de disputar as fases preliminares da competição sul-americana, estará assegurado nas oitavas-de-final da próxima Copa do Brasil.

Desde 2013, quando os participantes da Libertadores voltaram a disputar a Copa do Brasil, eles tiveram sua entrada garantida a partir das oitavas. Desde 2017, a Copa do Brasil prevê 11 pré-classificados à chamada quinta fase: os campeões das Copas Verde e do Nordeste, além de 7 a 9 classificados à Libertadores.

Se forem 8 os representantes brasileiros na Libertadores, entra nas oitavas da Copa do Brasil o campeão da Série ‘B’ do Brasileiro. Se forem 7, entra, ainda, o sétimo colocado do Brasileirão. O Brasil tem 7 vagas fixas na Libertadores (duas às fases preliminares) e pode ter, ainda, os campeões da Libertadores – não mais em 2018 – e da Sul-Americana.

Em 2018, a Chapecoense não passou do seu primeiro adversário na Pré-Libertadores. Ainda assim, participou da Copa do Brasil a partir das oitavas.

Confirmando a vaga na Libertadores, o Grêmio entrará pela sexta vez em 7 anos nas oitavas da Copa do Brasil. De 2013 para cá, isso só não aconteceu em 2015, quando o clube teve de passar por Campinense/PB, CRB e Criciúma até chegar às oitavas, quando eliminou o Coritiba. Acabou parando diante do Fluminense, nas quartas.

Em 2013, o Grêmio começou a Copa do Brasil nas oitavas e eliminou o Santos. Eliminaria, também, o Corinthians, parando diante do Atlético Paranaense, na semifinal.

Em 2014, novamente o Santos foi o rival nas oitavas. Desta vez, o Grêmio perdeu por 2×0 e acabou eliminado sem a realização do segundo jogo devido ao “Episódio Aranha”.

Em 2016, ano do pentacampeonato gremista na Copa do Brasil, o clube eliminou o Atlético Paranaense nas oitavas; o Palmeiras, nas quartas; o Cruzeiro, na semifinal; e derrotou o Atlético Mineiro na decisão.

Em 2017, o Grêmio venceu todos os jogos diante do Fluminense, nas oitavas, e do Atlético Paranaense, nas quartas. Acabou eliminado nos pênaltis pelo Cruzeiro na semifinal.

Em 2018, após superar o Goiás, o Grêmio parou diante do Flamengo.

Dos 11 pré-classificados às oitavas da Copa do Brasil 2019, quatro são conhecidos: Cruzeiro, atual campeão; Palmeiras, classificado à Libertadores; Paysandu, campeão da Copa Verde; e Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste.

Os 11 pré-classificados irão estrear na Copa do Brasil apenas em maio de 2019 enquanto os demais 80 participantes precisarão disputar 4 fases (6 jogos), a partir do começo de fevereiro.

>> Curta a página de FAZENDO NÚMERO no Facebook!

Em 2016, na terceira vez que iniciou a Copa do Brasil nas oitavas, Grêmio conquistou o penta. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Arquivo

 

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para acessar a página do Facebook)

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta