De Pelotas a Jacyobá, as 43 novidades dos estaduais 2019

O ano de 2019 é aguardado com ansiedade por 43 clubes que são novidades nas primeiras divisões estaduais. Alguns disputarão a elite pela primeira vez. É o caso do Barbalha. Fundado em 2002, irá estrear no Cearense da primeira divisão, apesar de já ter disputado até mesmo a Copa do Brasil, em 2014, via Copa Fares Lopes.

Outro clube do Nordeste que disputará a elite estadual pela primeira vez será o Pinheiro, do Maranhão, que se profissionalizou em 2016. Em Mato Grosso, a novidade será o Juara, da cidade de mesmo nome, no norte do estado, a 730 quilômetros da capital Cuiabá. Em Rondônia, as novidades serão 2 clubes criados há pouco tempo, o Guaporé e o Porto Velho EC.

Única novidade na primeira divisão de Alagoas, o Jacyobá, do município de Pão de Açúcar, retorna à elite após exatos 20 anos da última participação. Na Paraíba, quem retorna é o Perilima, clube que teve como fundador – e jogador fora de forma – Pedro Ribeiro Lima.

Alguns acessos prometem confundir. No Paraná, subiu o Cascavel Clube Recreativo. Ele se junta ao Futebol Clube Cascavel, que foi oitavo colocado da primeira divisão em 2018. Em Minas Gerais, o Tupynambás, de Juiz Fora, se junta ao tradicional Tupi, da mesma cidade.

Outras confusões são esperadas no Centro-Oeste. São nada menos que 5 “Operários”. No Mato Grosso do Sul, há o Operário de Campo Grande, o Operário de Dourados e Novoperário. No Mato Grosso, o Operário Ltda, de Várzea Grande, subiu para fazer companhia ao Operário, da mesma cidade, chamado também de CEOV – Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense.

>> Curta a página de FAZENDO NÚMERO no Facebook!

No Amazonas, uma das novidades é o Iranduba, mais conhecido pelo time feminino, terceiro colocado na última Libertadores.

O campeonato com mais novidades numa só tacada é o Goiano, que ampliou de 10 para 12 o número de participantes e teve 4 acessos, dentre eles, o do tradicional Goiânia, terceiro maior campeão do estado, com 14 títulos.

QUEM SUBIU À PRIMEIRA DIVISÃO DOS ESTADUAIS 2019

AC – Independência e Náuas
AL – Jacyobá
AM – Iranduba e Sul América
BA – Atlético de Alagoinhas
CE – Barbalha e Guarany de Sobral
DF – Capital e Taguatinga EC
ES – Rio Branco e Estrela do Norte
GO – CRAC, Novo Horizonte, Goiânia e Goianésia
MA – Pinheiro
MG – Guarani e Tupynambás
MS – Aquidauanense e Chapadão
MT – Operário Ltda e Juara
PA – São Francisco e Tapajós
PB – Esporte de Patos e Perilima
PE – Petrolina
PR – Operário e Cascavel CR
RJ – América e Americano
RN – Palmeira
RO – Guaporé, União Cacoalense e Porto Velho EC
RS – Pelotas e Aimoré
SC – Metropolitano e Marcílio Dias
SE – Guarany de Porto da Folha
SP – Guarani e Oeste

*No PI, ninguém subiu. AP, RR e TO não definiram os participantes.

Foto: Tales Leal/AI ECP/Arquivo

 

 

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para acessar a página do Facebook)

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta