Copa do Brasil poderá ter até 11 confrontos entre clubes do mesmo estado na primeira fase

Se a CBF seguir o modelo dos últimos anos, o sorteio da Copa do Brasil 2019, marcado para 13/12, terá os 80 clubes da primeira fase divididos em 8 potes, de acordo com o Ranking Nacional de Clubes.

Nos últimos anos, este foi o confronto de potes na primeira fase: E x A; F x B; G x C; H x D. A CBF não oficializou, mas a tendência é que o único clube ainda não conhecido da Copa do Brasil 2019 – o campeão da Copa do Mato Grosso – seja colocado no último pote, o H.

Assim, já é possível antever a possibilidade de confrontos entre clubes do mesmo estado. Nos últimos sorteios, a CBF não impediu esses clubes de se enfrentarem já na primeira fase. Em 2016, por exemplo, a primeira etapa teve dois desses duelos: Rio Branco x Galvez, ambos do Acre; Paysandu x Independente, ambos do Pará. Antes, em 2014, Vasco e Resende, os dois do Rio de Janeiro, se enfrentaram na primeira fase.

Poderão acontecer, na primeira fase da Copa do Brasil 2019, duelos entre equipes da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina (dois), Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul.

A maior possibilidade matemática é de um confronto catarinense. São duas chances, uma envolvendo o Brusque e outra envolvendo Tubarão e Joinville. O Brusque, integrante do pote ‘F’ tem 30% de chance de enfrentar um catarinense, pois, no pote ‘B’, estão Avaí, Criciúma e Figueirense: dos 10 possíveis adversários do Brusque na primeira fase, 3 são de Santa Catarina.

O Juazeirense, do pote ‘E’, tem 20% de chance de enfrentar um baiano, pois cruza com o pote ‘A’, que tem dois clubes de Salvador, Bahia e Vitória, entre os 10.

O Santa Cruz, de Natal, tem o mesmo percentual de chances do Juazeirense de pegar alguém do mesmo estado. No caso, da mesma cidade. Integrante do pote ‘H’, o Santa Cruz enfrentará um dos 10 times do pote ‘D’. Dois deles são ABC e América, ambos de Natal.

Aí pode surgir uma situação inusitada. Na primeira fase, que será disputada em jogo único, o time pior ranqueado joga em casa, mas com uma desvantagem: se empatar, está fora. O Santa Cruz manda suas partidas na Arena das Dunas. Poderia ter que jogar, como mandante, mas com toda torcida contra si, diante de um dos 2 grandes de Natal, que ainda jogaria pelo empate.

>> Curta a página de FAZENDO NÚMERO no Facebook!

Confira, abaixo, as 11 possibilidades de confrontos entre clubes do mesmo estado já na primeira fase da Copa do Brasil, a partir da configuração dos potes para o sorteio de 13/12.

Pote ‘E’ x Pote ‘A
Juazeirense x Bahia/Vitória

Pote ‘F’ x Pote ‘B’
Brusque x Avaí/Criciúma/Figueirense
URT x América-MG
Central x Santa Cruz-PE

Pote ‘G’ x Pote ‘C’*
Tubarão x Joinville
Foz x Londrina

Pote ‘H’ x Pote ‘D’
Santa Cruz-RN x ABC/América
Votuporanguense x Guarani
Campeão Copa MT x Cuiabá
Bragantino-PA x Remo
Avenida x Ypiranga-RS

Imagem: cbf.com.br / Arquivo

 

 

CamisetasGozadas.com.br (clique na imagem para acessar a página do Facebook)

Curta a página RISOBOL no Facebook

Curta, no Facebook, a página FRASES FAMILY GUY

Siga, no Instagram, MELHORES DO STAND UP

Deixe uma resposta